quinta-feira, 27 de setembro de 2012

BIOÉTICA AMBIENTAL


O artigo apresenta uma visão geral da bioética, incluindo breve histórico do seu
desenvolvimento até os dias atuais. Descreve a bioética como ética aplicada, introduzindo os
referenciais epistemológicos da disciplina e  interligando-os com as situações ou problemas
concretos relacionados à responsabilidade do ser humano em relação ao meio ambiente. Através
de levantamentos bibliográficos apresenta o florescer da Bioética na atualidade, evoluindo de
modo acelerado e contínuo nos eventos e debates específicos acontecidos em todo o  planeta,
apresentando um rol de preocupações complexas que afetam a ordem moral existentes em vários
campos diferentes, entre eles o meio ambiente.  Objetiva despertar, ampliar  e focar para uma
reflexão sobre a importância dos temas relativos  à interseção entre a Bioética e às Ciências
Ambientais.  Concluindo que urge a  conscientização dos problemas coletivos, principalmente
sanitários e ambientais,  sendo de suma importância a construção de bases conceituais
diferenciadas para a bioética no sentido do adequado enfrentamento dos problemas persistentes
rotineiramente detectados, principalmente, nas nações em desenvolvimento.

6 comentários:

  1. Hoje se fala muito em uma ética ambiental.O que seria isso? Um conceito básico seria dizer que é uma conduta comportamental do ser humano em relação à natureza, decorrente da conscientização ambiental e consequente compromisso personalíssimo preservacionista, tendo como objetivo a conservação da vida global. Dessa forma a ética ambiental nos remete a uma ética da responsabilidade onde todos somos responsáveis por nossas ações e suas conseqüências diretas e indiretas.

    Dessa forma cria-se então uma nova relação ética: agir com compromisso ético. Um compromisso criado por nós, sem lei regulamentando, uma questão de consciência. Um compromisso personalíssimo que é ético não legal. Esse compromisso ético reflete em ações éticas, ações coerentes com os princípios éticos de cada pessoa, que proporcionem resultados favoráveis à preservação ambiental e à melhoria da qualidade de vida. Criando uma barreira ética e proteg
    endo à natureza como um todo.

    Se cada um fizer a sua parte poderemos ter um mundo mais ecologicamente equilibrado e quem sabe alcançar o tão sonhado desenvolvimento sustentável.

    ResponderExcluir
  2. A prática diária desse comportamento ético com o ambiente proporciona uma satisfação individual e o beneficiamento coletivo da sociedade, contribuindo com responsabilidade para a preservação do maior bem que existe que é a natureza. Essa nova forma comportamental é uma nova esperança de vida, daí a importância de conscientizar todos os segmentos da sociedade para essa nova relação ética.
    Muitas empresas já conscientizaram da importância de uma política ambiental e implantaram um sistema de gestão ambiental onde todos os funcionários estejam envolvidos lutando por uma mesma causa.

    ResponderExcluir
  3. No mundo de hoje fala se de vários fatores da natureza,como o homem acaba com a natureza,a população não esta nem se preocupando com a gravidade das mudanças de climas,os tornados que invade o Estados Unidos,a escasez da água e entre outros fatores.O mundo precisa mais se concientizar porque um dia vai faltar.

    ResponderExcluir
  4. A magnitude alcançada pela Bioética na atualidade vai sendo revelada pela diversidade de tópicos. Ela floresce e evolui de modo
    acelerado e contínuo nos eventos e debates específicos acontecidos em todo o mundo, descortinando o rol das complexas preocupações
    de ordem moral existentes nos campos da medicina, da saúde humana e do meio ambiente. Esta comunicação tem como meta despertar,
    ampliar e focar para uma reflexão sobre a importância dos temas relativos a intersecção entre a Bioética e às Ciências Ambientais.

    ResponderExcluir
  5. O termo bioética é um vocábulo composto por radicais que formam a
    palavra bios (vida) e éthos (comportamento, ética, conduta). Pensada por Potter,
    desde sua concepção, como uma nova ciência que construiria uma “ponte” entre
    ciência e humanidades, mais precisamente uma “ponte” entre a ciência biológica
    e a ética, bio – ética, portanto. Uma preocupação com o fato de que a ética deve
    estar presente nos limites das observações biológicas, empíricas e experimentais,
    e com a necessidade de se elaborar um sistema de ética capaz de prover
    diretrizes para uma atuação responsável do ser humano em relação ao futuro.

    ResponderExcluir
  6. Uma crise ética no cuidado e nas relações do homem com a fruição dos recursos naturais deu espaço para o surgimento de nova especificidade no campo da bioética: a bioética ambiental. Tal proposta de estudo e atuação dentro da ética aplicada pode auxiliar na reflexão e enfrentamento da problemática ambiental, sendo a apresentação dessa possibilidade da disciplina o principal objetivo. A bioética surge como instrumental para o enfrentamento da crise, ferramenta no avanço de um desenvolvimento racional, baseado nos direitos humanos, desenvolvimento sustentável, responsabilidade coletiva, no princípio da precaução, bem como na solidariedade intergeracional, a fim de evitar atropelos cada vez maiores para a saúde humana e ambiental.

    ResponderExcluir